domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Ordenança do rebatismo

O rebatismo é raro entre os santos dos últimos dias em tempos modernos.
Historicamente, entretanto, muitos membros foram rebatizados como um ato de
rededicação. Isto foi primeiro praticado em Nauvoo e continuou no território de
Utah. O rebatismo servia como um ritual de recompromentimento mas na era visto
como essencial à salvação. Membros muitas vezes buscavam o rebatismo quando
chamados para auxiliar na colonização ou participar em uma das ordens unidas. Em
algumas ocasiões, os santos eram rebatizados ao prepararem-se para o casamento ou
para entrar no templo. Nos primórdios da igreja, os membros também rebatizavam
enfermos entre eles como um ato de cura. Devido ao mal uso por alguns membros,
as práticas de rebatismo foram descontinuadas em 1897.
[Mais sobre o interrompimento da prática, ver História da Igreja na Plenitude dos
Tempos, Manual do Instituto, página 448.]
Joseph Fielding Smith Jr., Doctrines of Salvation, Vol.2, p.333
PIONEIROS E OUTROS REBATIZADOS. É verdade que durante a administração
do Profeta Joseph Smith alguns membros da Igreja que estavam em transgressão
foram novamente batizados sem que antes tivessem perdido sua condição de
membros pela excomunhão. (...)
Após a chegada dos pioneiros ao vale de Salt Lake, e depois por um período
considerável, todos aqueles que entraram no vale foram batizados de novo a pedido
do Presidente Brigham Young que, junto com o Conselho dos Doze, demonstrou o
exemplo para o povo que se estava coligando de todas as partes do mundo.
[O pres. Smith segue explicando as razões para o rebatismo, a saber: demonstração
de gratidão pela oportunidade de iniciarem uma nova vida naquele local após tantas
perseguições; perda de registros; arrependimento daqueles que haviam
inocentemente seguido líderes apóstatas após o martírio de Joseph.]
Joseph Fielding Smith Jr., Doctrines of Salvation, Vol.2, p.336
REBATISMO ENTRE OS NEFITAS. Quando Cristo apareceu aos nefitas neste
continente, ele ordenou-lhes que fossem batizados, embora eles já houvessem sido
batizados anteriormente para a remissão de pecados. Lemos como Néfi recebeu
anjos que lhe ministraram diariamente; como ele batizou todos os que foram a ele
para serem batizados para remissão de pecados; como ele organizou a igreja; e
como até mesmo levantou seu irmão dos mortos, uma vez que possuía o sacerdócio.
Então lemos que o Salvador ordenou Néfi e o povo a se batizarem novamente,
porque ele havia organizado a igreja novamente sob o evangelho. Antes, ela havia
sido organizada sob a lei.
Joseph Fielding Smith Jr., Doctrines of Salvation, Vol.2, p.336
REBATISMO DE JOSEPH SMITH. Pela mesma razão, Joseph Smith e aqueles
que haviam sido batizados antes de 6 de abril de 1830 foram novamente batizados
no dia da organização da Igreja. Joseph Smith e Oliver Cowdery haviam sido
batizados em 15 de maio de 1829, Samuel Smith alguns dias depois, Hyrum Smith
pouco mais tarde, e alguns outros antes da igreja ser organizada. Tal batismo fora
para a remissão de pecados.
Quando a Igreja foi organizada, cada um dos irmão que organizaram a Igreja, assim
como os outros que já haviam sido batizados, foram batizados novamente. E
tiveram de sê-lo para ingressar na Igreja pela porta. (…)

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